Executor Comunicador

Sebastina é pró-ativo, direto e dinâmico. Capaz de demonstrar uma sociabilidade bastante atraente, dependendo do que a situação exigir. Tem muitos objetivos e pode comprometer-se para alcançá-los. Procura manter uma posição de dominância tanto em termos de autoridade pessoal e controle quanto no âmbito social. Gosta de sentir que é apreciado e respeitado pelos outros.

SUB-CARACTERÍSTICAS

As sub-características deste tipo são: Determinação, Automotivação, Independência, Entusiasmo e Autoconfiança.

HABILIDADES BÁSICAS

Tem muita energia, e é atraído para situações onde outros podem considerar estressantes demais. Tem senso de urgência. Tem uma forma de agir impulsionadora e motivadora com muita energia. Tem capacidade de pensar e reagir com presteza, de se adaptar a situações desafiadoras e usar sua assertividade e persuasão para motivar os outros a aceitar suas propostas.

HABILIDADES COMUNS

Como líder nato, Sebastian é confiante, motivado, extrovertido e cheio de energia. É um grande empreendedor orientado à ação, cujo principal objetivo é alcançar resultados. Status é algo importante para ele. Em sua carreira, trabalha duro e define metas, muitas vezes baseadas em progredir na empresa ou se tornar uma pessoa mais importante em sua organização. Ele quer coisas maiores e melhores em todas as áreas de sua vida. Consegue facilmente se concentrar nas alegrias do sucesso e ignorar as consequências de um possível comportamento. Ele é confiante e espera que as coisas deem certo. E elas geralmente dão. Sebastian não é restrito por limitações, ao contrário, se ajusta ou contorna as regras. Entende a necessidade de haver regras e regulamentos, mas tende a vê-los como guias ou sugestões de comportamento, e não como ordens. Visto que não joga seguindo as regras, ele não é limitado pela conformidade. Essa capacidade de pensar diferente é um acréscimo importante para sua organização. Ainda assim, ele tem seu próprio senso de certo e errado e se apega firmemente aos seus princípios. É improvável que alguém consiga convencê-lo a contrariar suas crenças.

VANTAGENS

Há muitas vantagens em seu perfil de personalidade. Por exemplo, Sebastian é muito querido e admirado por outros. Também é confiante e capaz. Ele se considera merecedor de sucesso e reconhecimento. Ele é rotineiramente reconhecido por sua capacidade de alcançar resultados. Por ser flexível, raramente fica em um impasse. Quando algo não está dando certo, quer em sua vida pessoal, quer na profissional, ele faz as mudanças necessárias para atingir seu objetivo. Ele inspira outros a fazer o melhor trabalho que podem e sua natureza competitiva motiva seus colegas de trabalho. Tem uma natureza enérgica e é capaz de viver e trabalhar no presente, mesmo quando está concentrado em objetivos futuros. Observar e lembrar-se de detalhes é algo fácil para Sebastian, mesmo quando está concentrado no quadro completo. Ele é orientado a tarefas e consegue reconhecer problemas potenciais com facilidade. Sua atração por riscos e aventuras o leva a experimentar coisas novas e a ser bem-sucedido.

DESVANTAGENS

Para algumas pessoas com seu tipo de personalidade, o desejo constante de se sair cada vez melhor pode levar a uma insegurança secreta. Sebastian talvez tenha medo de falhar e comece a exagerar seus talentos e habilidades. Nos relacionamentos interpessoais, muitas vezes não tira tempo para entender os sentimentos dos outros. Ele às vezes se preocupa que os outros vão enganar ou se aproveitar dele. Também tende a ficar impaciente com os outros. Além disso, sua natureza orientada a tarefas o impede de expressar seus próprios sentimentos. Isso ocorre porque ele, muitas vezes, se concentra em se divertir e agradar os outros. Cuidado para não manipular os outros ou se aproveitar de suas fraquezas. As pessoas querem agradá-lo e ele pode usar alguém mesmo sem perceber. Seu gosto pela aventura e por correr riscos muitas vezes afeta sua capacidade de estabelecer compromissos ou planos de longo prazo. Isso também acontece por ficar entediado facilmente. Quando perde o interesse em um projeto, Sebastian o abandona e começa outro. Sua espontaneidade funciona muito bem para ele, mas outros podem não gostar quando muda os planos sem aviso prévio. As pessoas também podem ficar irritadas ou magoadas quando ele não honra compromissos.

ESTILO DE GESTÃO REQUERIDO

Visto que Sebastian é orientado à ação e competitivo, seu gerente deve estar disposto a lhe dar tarefas concretas com aplicação prática. Ele também gosta de opiniões positivas e resultados imediatos. Se seu sucesso não é confirmado por outros, ele fica infeliz. Também deve haver espaço para flexibilidade. Ele costuma fazer seu melhor à medida que vai fazendo as coisas. Uma gestão que exija rigorosos registros em papel pode ser difícil para ele. Visto que ele fica entediado com facilidade, um bom gerente que deseja investir em seu sucesso vai garantir que suas tarefas sejam variadas e que ele tenha oportunidades de competir com outros, ou até consigo mesmo se não houver oportunidades de competição. Sebastian normalmente rejeita trabalhos em equipe porque acha que a colaboração atrapalha sua capacidade de alcançar resultados rápidos. Um bom gerente vai prestar muita atenção às pessoas que coloca em sua equipe, para que seus talentos naturais sejam apoiados, e não sufocados. Por exemplo, um membro de equipe cauteloso pode ajudar a equilibrar sua tendência a correr riscos. Uma pessoa que se concentra em pesquisar fatos também pode ser de ajuda, para se certificar de que seu trabalho orientado a objetivos continue no rumo certo.

ESTILO DE LIDERANÇA

Sebastian mantém um estilo de liderança flexível por causa de sua forte capacidade de “ler” as pessoas. Em qualquer situação, sabe exatamente o que é necessário para motivar os membros de sua equipe. Não importa a tática que ele use, seu encanto e capacidade de conviver bem com os outros facilmente repara o relacionamento. Visto ser capaz de compreender facilmente como as pessoas são motivadas, ele consegue reunir pessoas para atingir seus objetivos. Em qualquer caso, valoriza as contribuições de seus funcionários com base na capacidade que têm de obter resultados. Ele vê o quadro completo e prefere deixar que os outros cuidem dos detalhes. Embora essa mentalidade o mantenha concentrado no sucesso, Sebastian muitas vezes ignora os refinamentos necessários para alcançar um objetivo. Ele vê as coisas em sua mente e tem uma visão clara. Por ter um raciocínio rápido, talvez fique impaciente com empregados que não pensam tão rápido quanto ele. As pessoas gostam de estar perto dele, trabalhar com ele e para ele.

ESTILO DE COMUNICAÇÃO

Sebastian é um grande comunicador. É cativante e fala com clareza. As pessoas querem ouvi-lo e entender o que tem a dizer. Ele tende a ser chamativo ou ostentoso e pode incorporar isso ao seu estilo de comunicação. Suas conversas são bastante interativas, ele fala de maneira ativa e claramente se envolve com o assunto. Visto que não é facilmente ameaçado por críticas, consegue participar em conversas sérias que podem ser desconfortáveis para outros tipos de personalidade. Mesmo assim, ele enfrenta alguns desafios de comunicação. Por exemplo, pode ficar impaciente quando os outros não pensam tão rápido ou não se adaptam tão bem como ele. Isso pode levá-lo a ser seco com os outros, o que pode cortar a comunicação. Visto que não se sente ameaçado por críticas e conflitos, Sebastian talvez diga algo doloroso para outra pessoa sem perceber. Por se concentrar em suas próprias motivações e objetivos, ele nem sempre está em sintonia com o modo de pensar e os sentimentos dos outros. Isso pode fazer outras pessoas se sentirem ignoradas.

AMBIENTE DE TRABALHO

Gosta de ambientes dinâmicos, com muitas pessoas eficientes e com movimento.

DESEMPENHO DE TAREFAS

Executa tarefas com determinação e assertividade. Entusiasma-se e leva seu entusiasmo para sua equipe. Aceita tarefas como um desafio como nenhum outro faria.

Powered by Fruition